“CAROLINA MARIA DE JESUS, ENTRELINHAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE LITERATURA MARGINAL, IDENTIDADE, ALTERIDADE E QUARTO DE DESPEJO

Stael Moura,
Prof.ª Pesq. (UFMS/CPAN) MSc em Estudos Fronteiriços: Contatos Linguísticos, Sociais, Culturais e Diversidades na Fronteira Brasil-Bolívia; Especialista em História e Cultura Afro Brasileira, membro da Associação de Pesquisadores Negros, Dirigente da ExpoAfro- Feira de Cultura Afro de Sergipe, Coordenadora do NEAFRO- Núcleo de Estudo e Pesquisa Afro de Sergipe, do Instituto Afrobrasileiro de Cidadania Tecnologia e Meio Ambiente – RJ e membro do Conselho Curador e Advocacy da ENAFRO publica novo trabalho sobre temática negra.
Intitulado CAROLINA MARIA DE JESUS, ENTRELINHAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE LITERATURA MARGINAL, IDENTIDADE, ALTERIDADE E QUARTO DE DESPEJO, o artigo foi desenvolvido nas pesquisas realizadas pelo NEAFRO e publicado pela Revista Preta de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (Niterói). (@necsuff).

A Revista Preta de Ciências Sociais, iniciativa do Diretório de Estudantes Negres de Ciências Sociais da UFF, é um espaço aberto à intelectualidade negra, entendendo que essa não se dá somente pela estreita via dada pela academia. Apesar de historicamente invisibilizados pelo racismo epistêmico, a população negra nunca deixou de produzir reflexões e análises críticas sobre a sua condição, e das sociedades. Seja nas universidades, nas escolas de samba, nos terreiros ou nos quilombos, sempre estivemos produzindo conhecimento. Assim, a Revista Preta vem estimulando a produção de pensadores negros na luta para que nos reconheçamos e sejamos reconhecidos enquanto produtores de conhecimento, de intelectualidade.

Já o desenvolvimento da pesquisa do artigo foi realizado pelo NEAFRO, um espaço com finalidade de auxiliar a produção e disseminação do conhecimento e desenvolvimento de promoção de igualdade e valorização de diversidade étnico-raciais, em Sergipe, que sob a orientação da profª Stael Moura (@staelmouraa) vem desenvolvendo temáticas:

  1. Identidade Cultural, Social e Linguística de Comunidades de Matriz Africana (Língua de Herança e o Plurilinguísmo)
  2. Ancestralidade, História, Memória e Ocupação (Mulheres de Terreiro)
  3. Cultura, Patrimônio, Singularidades, Diversidades e Relações Interculturais (Cultura Popular e Tradição; Cultura Negra, Afroindigena e Coletivos de Matriz Africana).
    (@neafro.se)

Para ler o texto na íntegra acesse o link na bio do perfil da Revista @necsuff
https://www.instagram.com/p/CPx1nNBLeWw/?utm_medium=share_sheet