Empreendedorismo social é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir na melhoria da sociedade seja na comunidade em que se vive ou em um âmbito maior de abrangência. O empreendedorismo social tem crescido muito no Brasil visto que há uma série de carências sociais que o Estado não dá conta de atender. Por outro lado, muitas pessoas desejam realizar alguma ação em prol social, tem ótimas ideias, mas não sabem ou tem dificuldades em obter apoio humano ou financeiro para colocá-las em prática. Por isso é fundamental buscar suporte em pesquisas e oficinas e cursos para elaborar um projeto que possibilite viável para obter apoiadores.
Há várias formas de se obter financiamentos desde fontes próprias, públicas ou privadas. Pode se obter recursos próprios com eventos (culturais, esportivos, sociais…), mas é preciso saber como fazer uma apresentação da proposta de forma objetiva, clara e empolgante.
Para aqueles que não têm ou não pretendem captar capital próprio, há alternativas de fontes de financiamento de fontes privadas como empresas, plataformas na internet e pessoas físicas e fontes públicas como:
- Programas de incubação e aceleração
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
- Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO)
- Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger).
- Lei Rouanet
Antes de fazer a proposta para financiamento, seja qual for a fonte, é fundamental ter um plano de negócios: definir o negócio; capital necessário e capital de giro para projetos duradouros (pelo 6 meses), além de questões como missão, contexto, público alvo, universo de atuação etc.
Questões fundamentais a serem consideradas pelo idealizador de um projeto social são:
1) Quem contribuiria com o projeto?
2) Com quanto será que essa pessoa estaria disposta a contribuir? (faça uma estimativa do quanto gostaria).
3) O que poderia incentivá-la na decisão de contribuir com o projeto? No caso de uma empresa, faça o seu mapeamento para conhecê-la em detalhes.
Estes pontos são fundamentais para adequar o projeto de negócio a algum interesse da empresa. Para cada empresa deve haver uma estratégia diferenciada.
Apresentação da proposta deve ser rápida e objetiva: descreva o problema e sua proposta de solução. Fundamente com informações que justifique o seu projeto. Explore o “conceito do produto” para a valoração da sua proposta. Deve-se oferecer algo para a empresa em troca do seu financiamento e para isso explore estratégias de parceria que podem convencê-la a aderir ao projeto.
Parceiro não é só aquele que dá o dinheiro, deve ser fidelizado e cuidado.
Claudio Marques da Silva
Economista, professor universitário, mestre em economia pela PUC-SP e doutorando em Educação pela Unicamp.