Empreendedorismo digital é o desenvolvimento de um modelo de negócio para oferecer um produto ou serviço através de um meio digital (internet, por exemplo) e obter lucro. Existem uma infinidade de formas de fazer isso atualmente.
Hoje em dia colocar uma loja virtual no ar é muito fácil. Muitos são os competidores e poucos são os vencedores. Só os mais fortes sobrevivem. Na era da informação e do conhecimento quando os empreendimentos humanos pareciam ter terminado e nada mais ser inventado, houve um boom de lojas virtuais.
Estou falando tudo isso, porque meu filho está passando por essa experiência. Abriu uma loja virtual com o ramo de atuação de Havaianas e estava como MEI a alguns anos. Durante a pandemia, fiquei afastada das minhas atividades profissionais e resolvi ajudá-lo, com investimento e na parte administrativa. Estava com um movimento mais ou menos bom, mas irregular, não tinha CNPJ. Por exigência do Mercado Livre, tivemos regularizar. Após a regularização as vendas deram m salto enorme que não estávamos preparados para atender a demanda. Em apenas duas semanas passou de MEI para ME e estamos aprendendo a lidar com tudo isso.
Precisa ver qual o modelo tributário que você vai se enquadrar
Microempreendedor Individual (MEI)
Se sua empresa fatura até 60 mil reais ao ano, é possível optar pelo MEI. Nesse caso, o custo mensal é de quase 40 reais ao mês, e a contribuição do INSS e ICMS — ou ISS — já estão inclusas, dependendo da categoria do negócio.
O empreendedor que opta por esse regime está isento de tributos federais, como o Imposto de Renda, o PIS, o COFINS, o IPI e a CSLL.
Simples Nacional
Precisa desenquadrar do MEI, quando vende para outro estado, ou consumidor final, tem que pagar o DIFAL e o recolhimento do fundo de combate à pobreza para o estado ao qual você está vendendo, na maioria das vezes.
Pode optar por esse modelo o empreendedor cujo faturamento do negócio for de até 3,6 milhões de reais ao ano. Nessa opção, a empresa paga uma taxa única, que varia de 4% até 17,42% e que inclui 8 tributos.
Tem que se pensar em recursos humano, para que a logística tenha um funcionamento positivo.
A questão tributária deve ser olhada por quem realmente entende do assunto. Assim, um contador de sua confiança deve estar à frente de todas as transações, repassando sempre os detalhes à diretoria. Ele precisará considerar as peculiaridades de cada tipo de negócio, incluindo as exigências particulares do Estado onde a empresa tem sede. Vale a pena buscar um Contador que entenda de Empreendedorismo digital.
O Empreendedor tem que correr riscos, ousar, planejar, aceitar a possibilidade de fracassar, mas ter motivação e levantar todos os dias para vencer, acordar cedo e dormir tarde, ser criativo, inovador, conhecer-se a si mesmo, escutar é a chave da comunicação.
Tem necessidade de capital de giro, pois dependendo do canal de venda e do modelo tributário escolhido, os encargos aumentam. que você escolher para conectar sua loja virtual, tem uma comissão diferente a ser paga, sem contar no investimento em Marketing e o retorno financeiro em muitos desses canais são longos.