Stael Moura, Empreendedora Negra e membro do Conselho Curador e Advocacy da ENAFRO lança um novo livro, em evento online: Língua, Literatura e Identidades Culturais da Fronteira Brasil – Bolívia.
O livro está disponível em formato E-book e pode ser acessado em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3596/1/L%c3%adngua%2c%20literatura%20e%20identidades_BR-BO.pdf
Em breve, será lançado o livro físico/impresso. Trata-se de um material singular, de grande relevância para os estudos interdisciplinares, com a apresentação das primeiras discussões sobre identidades culturais, sociais, étnicas e linguísticas que sustentam o espaço fronteiriço Brasil – Bolívia.
No evento de lançamento, as autoras falaram de particularidades oriundas do contato entre bolivianos, brasileiros e outras nacionalidades também presentes nesta fronteira.
Comentaram também sobre características que surgem a partir das hibridações étnicas, culturais e sociais, resultantes da construção da identidade de fronteira dos próprios sujeitos fronteiriços, ou das identidades fronteiriças, compreendidas, não somente a partir das perspectivas histórica, geográfica e política, mas por meio das suas múltiplas linguagens decorrente do convívio com as identidades locais, dentre elas, os caboclos de fronteira, os bugres, os negros, os andarilhos, mendigos, de imigrantes de diversas nacionalidades (sírios, libaneses, palestinos, italianos, portugueses, japoneses, paraguaios, e brasileiros originários de outros estados da federação), além dos bolivianos, com suas 36 línguas oficiais, conforme a Constituição do país.
O livro desenvolveu-se de uma longa pesquisa, de aproximadamente 12 anos, que lança agora seu primeiro passo, considerando que o próximo livro já está em andamento.
Este livro foi editado e publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul – UFMS, chancelado pelo Conselho Municipal de Cultura e pela Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá – MS.
Devido a pandemia, o lançamento aconteceu online, pelo Canal do Conselho Municipal de Cultura de Corumbá no YouTube, com direito a emissão de Certificado, e foi mediado por Marcelle Saboya, técnica de cultura da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico e teve a presença da Profª Roseane Limoeiro (Rede Municipal de Ensino), e do Prof. Daniel Abud, além da participação de outros profissionais interessados.
O prefácio foi escrito pela profª Susylene Dias Araújo da UEMS/ Campus de Campo Grande; a apresentação do Livro foi feita pelo Prof. Wagner Cursino da UFMS/ Campos de Três Lagoas e a belíssima ilustração foi feita pela artista plástica corumbaense Peninha.
O link para o acesso ao E-book está no website da UFMS e no Canal do YouTube da Fundação de Cultura.